O Grupo Independente de Dança BlackOut, foi criado a 15 anos atrás com uma formação de apenas 12 integrantes e com o antigo nome de “Pura Arte”.
Coreógrafo e Bailarinos ensaiavam apenas por diversão, sem ter planos posteriores. Como isso não era encarado com muita disciplina e fé, o grupo encerrou suas atividades.
Depois de um tempo sem apresentações, o grupo novamente ressurge com o nome de “Balacobaco”, dessa vez um pouco mais animados, com nova formação, e sendo convidados para algumas apresentações na cidade.
O grupo resolve mudar de nome, e vira “Black e White”, dessa vez com 15 integrantes e coreografia reformulada.
Tendo em vista que dessa vez o grupo estaria embalado e com um pouco mais de animo, depois de varias tentativas em vão, reunidos os participantes ,decidiram que o nome do Grupo seria “Grupo Independente de Dança Blackout”.
Em São João da Boa Vista, cidade natal do Grupo, existia um antigo Festival de Dança, e mais uma vez, montaram coreografia e decidiram participar.Mais uma vez, sem muita fé e descrentes, chegaram ao 1º Lugar, desbancando Grupos favoritos de grande capacidade.
Desde então, o grupo sentiu que estavam no caminho certo e foram convidados a participarem do “Cacondance 2008”, onde não conseguiram ganhar o Premio Maximo, mas trouxeram experiências fantásticas e desde então, o Grupo decidiu que ficaria com o atual nome e de apenas 15 integrantes, hoje conta com cerca de 60 integrantes, divididos entre os vários bairros da cidade, e com idades entre 8 e 30 anos, disputando vários Festivais pela Região, representando cada vez mais o nome de São João da Boa Vista.
O Grupo atua de forma independente, sem auxilio e patrocínio fixo de ninguém, exerce um grande Trabalho Social, pois alem de ser uma prática esportiva, evitando sedentarismo, procura tirar os jovens da desocupação e vulnerabilidade Urbana.
Alem de se preocupar com o lado estudantil dos bailarinos, dos quais , todos tem que freqüentar a Escola, pois Professores e Diretores Escolares chegam a comunicar faltas e mal comportamento dos mesmos nas Escolas e, sendo assim depois de vários tropeços durante o ano, o Grupo organizou-se e montou uma Diretoria para cuidar desses e demais assuntos, alem de trazer melhorias ao Grupo. 
Esse é um resumo da historia de Grupo Independente de Dança Blackout.
• Nunca teremos uma segunda chance de causar uma boa primeira impressão.